GlassParts

Conheça a história do vidro

O vidro é atualmente um produto indispensável na construção civil e na fabricação de diversos produtos, como espelhos, embalagens, lâmpadas e utensílios domésticos. Item essencial em qualquer vidraçaria, o vidro é considerado uma das principais descobertas feitas pelo ser humano, e é muito apreciado pelas suas vantagens, que incluem a transparência, higiene e versatilidade, além do fato de ser um material facilmente reciclável.

Embora as tecnologias atuais tenham facilitado e aprimorado o uso do vidro, suas matérias-primas permanecem praticamente as mesmas de milhares de anos atrás. Talvez esse fato gere a curiosidade de muitos sobre como um produto tão complexo foi descoberto há tanto tempo. Pensando nisso, a Glassparts preparou um conteúdo especial para aqueles que ainda não conhecem a história deste material tão importante, confira:

 A descoberta do vidro

Pouco se sabe sobre as primeiras tentativas de produção do vidro, entretanto, existe um consenso geral que estima que os primeiros processos foram descobertos há cerca de 4.000 anos atrás, na Mesopotâmia.

O historiador romano Plínio chegou a atribuir a origem da fabricação de vidro aos marinheiros fenícios. Segundo Plínio, eles desembarcaram em uma praia perto de Ptolemais (atual Israel), apoiaram uma panela em alguns blocos de natrão que carregavam e fizeram fogo para preparar uma refeição.

De acordo com a história, a areia da praia sob o fogo derreteu e se transformou em um material líquido, que depois esfriou e endureceu, gerando o vidro. Embora esta seja uma explicação interessante, esse cenário não seria possível, pois um fogo utilizado para cozimento não é capaz de atingir a temperatura de fusão do vidro.

A maior parte dos estudiosos acredita que a capacidade de fazer vidro se desenvolveu durante um longo período de tempo, a partir de experimentos com uma mistura de areia de sílica – ou pedaços de quartzo moídos – e álcali. Outros segmentos que utilizam alta temperatura, como cerâmica e metalurgia, podem ter inspirado os primeiros fabricantes de vidro.

Existe ainda a teoria que o desenvolvimento do vidro tenha começado com os oleiros queimando seus produtos. Eventualmente, alguém desenvolveu o vidro como uma única substância, parecida com o material que conhecemos hoje em dia.

Evolução do vidro

Em aproximadamente 1.400 a.C, os egípcios começaram a soprar o vidro, o que permitiu a manufatura de pequenos objetos artísticos e decorativos que muitas vezes serviam como substitutos de pedras preciosas. Mais tarde, em 100 a.C., os romanos começaram a produzir vidros para utilizar em janelas através de técnicas de sopro em moldes.

Entre 500 e 600 d.C, um novo método possibilitou a fabricação do vidro plano: a matéria-prima era soprada com a ajuda de uma esfera, e ampliada conforme a rotação nos fornos. Este sistema já era bastante evoluído para a época, e foi utilizado na maior parte da produção do vidro até o século XIX.

 O vidro e a indústria

A indústria do vidro, assim como grande parte das indústrias como um todo, se originou de fato durante a Revolução Industrial, principalmente após o surgimento da indústria automotiva, que possuía uma demanda alta do material. Com a industrialização, surge também a invenção de dois métodos chave para a produção em massa – o processo da folha estirada e o de flutuação (float).

Desde então, os processos para a produção e beneficiamento do vidro vêm se aprimorando cada vez mais, com tecnologias que permitem a fabricação de vidros de segurança, coloridos, impressos, curvos e com propriedades especiais, como é o caso do vidro refletivo, antibacteriano, blindado e insulado, entre muitos outros.

Você já conhecia algum desses fatos sobre a história do vidro? Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar a Glassparts nas redes sociais e aqui no blog, onde sempre publicamos conteúdos relacionados à indústria vidreira e suas principais novidades.

Sobre a Glassparts

A Glassparts é uma empresa especializada na indústria vidreira criada para dar suporte com peças e componentes multimarcas para a manutenção e conservação de máquinas dos maiores fabricantes do Brasil, Europa e China.

Proporcionamos aos clientes segurança e comodidade na manutenção, reforma e reparo de seus equipamentos. Nossos estoques possuem as peças de maior desgaste, assim os clientes são atendidos no menor espaço de tempo, o que minimiza as quebras na produção ocasionadas por falta de peças no momento da manutenção.

Possuímos o maior estoque a pronta entrega da América do Sul, com uma grande variedade de peças que incluem engrenagens, correias, feltros, correntes, sapatas, e muito mais! Clique aqui para baixar o catálogo e conferir todos os produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *