O vidro laminado é muito conhecido e utilizado pelas suas propriedades de resistência e segurança: o material é composto por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB ou resina.
O fato de ser constituído por mais de uma camada de vidro faz com que o laminado seja muito mais resistente que um vidro comum, além de reter os estilhaços do material em caso de quebra.
Tendo isso em mente, é possível que surja a curiosidade sobre como funciona o processo de fabricação desse tipo de vidro, que acontece através da laminação. Confira a seguir como funciona toda essa etapa:
Montagem do vidro
Em primeiro lugar, os vidros são separados, lavados e “montados” como um sanduíche em conjunto com as películas de segurança, que ficam armazenadas em uma sala com temperatura e umidade controladas.
Junção dos materiais
O conjunto de vidros e películas passa por um forno onde é levemente aquecido, para que ocorra a primeira aderência do PVB às lâminas de vidro. Depois disso, todo o material é colocado em cavaletes e permanece por algumas horas em uma autoclave, responsável pelo processo de aquecimento e pressão que faz com que a película fique totalmente aderida aos vidros.
Ajustes finais
Por último, o vidro é cortado e lapidado de acordo com as especificações do projeto que será aplicado. Para fazer o corte deste tipo de vidro, é preciso dois diamantes de corte em cima e embaixo da chapa, que precisam ser aquecidos para realizarem também o corte da película.
Aplicações do vidro laminado
As chapas do laminado também podem ser de vidro temperado, proporcionando maior resistência mecânica. Esse tipo de vidro filtra a ação dos raios UV em mais de 90%, reduzindo danos causados pela exposição, além de oferecer conforto acústico ao reduzir a entrada de ruídos.
O vidro multilaminado – ou seja, feito de várias camadas de vidro – pode assumir funções estruturais, como em pisos e escadas. O vidro laminado é o mais recomendado em fechamentos de locais com grandes alturas, por isso, é comum o seu uso em guarda-corpos, sacadas, coberturas e clarabóias, além de piscinas, visores de estádios de esportes e zoológicos.
Apesar de todas as qualidades, é necessário seguir todas as recomendações das normas técnicas nas aplicações. A principal norma que fala sobre vidro laminado é a ABNT NBR 14.697.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os outros posts no blog da Glassparts! Acompanhe nosso site para descobrir mais sobre a indústria e suas novidades.
Sobre a Glassparts
A Glassparts é uma empresa especializada na indústria vidreira criada para dar suporte com peças e componentes multimarcas para a manutenção e conservação de máquinas dos maiores fabricantes do Brasil, Europa e China.
Proporcionamos aos clientes segurança e comodidade na manutenção, reforma e reparo de seus equipamentos. Nossos estoques possuem as peças de maior desgaste, assim os clientes são atendidos no menor espaço de tempo, o que minimiza as quebras na produção ocasionadas por falta de peças no momento da manutenção.
Possuímos o maior estoque a pronta entrega da América do Sul, com uma grande variedade de peças que incluem engrenagens, correias, feltros, correntes, sapatas, e muito mais! Clique aqui para baixar o catálogo e conferir todos os produtos.