Um dos processos mais importantes no beneficiamento de vidros, a lapidação possui diferentes tipos, confira:
A lapidação do vidro é uma das etapas mais importantes para o seu acabamento. Depois de lapidado, o vidro fica mais resistente e difícil de quebrar devido a uniformização das bordas e remoção das áreas cortantes, que também assegura melhor a segurança de quem o manuseia. Além do seu sentido prático, a lapidação também pode ser utilizada para fins estéticos, que adornam o material e são muito utilizados em peças artísticas e espelhos.
O processo de lapidação em si consiste na moldagem das bordas do vidro ao lixar a peça com materias abrasivos, através de rebolos que normalmente são integrados à máquinas de lapidação do vidro que automatizam o processo, mas também pode ser feito por um profissional de forma manual. Veja a seguir os tipos mais comuns de lapidação nos vidros:
1 – Canto reto
O tipo mais comum de todos, faz um recorte simples e reto nas bordas
2 – Canto copo ou garrafa
A borda é mais arredondada, sem nenhuma borda “pontuda”. Por ser um formato mais seguro, pode ser utilizado tranquilamente em móveis como mesas de centro para a sala, por exemplo
3 – Canto moeda
É um meio-termo entre o canto reto e o canto garrafa, possui o canto levemente arredondado
4 – Canto chanfrado
Faz um corte na transversal nas pontas das bordas do vidro
4 – Canto M e N
Agregam mais detalhes às bordas do vidro, que ficam nesse formato. Esse tipo de lapidação confere um aspecto mais trabalhado à peça, motivo pelo qual é muito utilizado em objetos de decoração.
5 – Bisotê
Faz uma espécie de moldura na própria estrutura do vidro, esse acabamento costuma ter uma demanda alta e é facilmente encontrado em objetos como espelhos devido ao seu aspecto sofisticado.
Além dessas categorias citadas existem diversas outras que misturam as técnicas, dando um ar ainda mais original caso essa seja a intenção do cliente. A Glassparts trabalha com máquinas lapidadoras e rebolos responsáveis pelos processos descritos, confira os produtos no site e acompanhe o blog para entender mais sobre os equipamentos utilizados no ramo.